1984 – Emilia Naya

Agradeço aos pioneiros que criaram a associação Wakayama Kenjinkai do Brasil, e aos seus descendentes que mantem os fortes laços com a nossa província, o que me possibilitou a oportunidade única de ganhar uma bolsa de estudo para a terra natal dos meus pais, de junho de 1984 a abril de 1985. Graças ao Kenjinkai e à Fundação Wixas Wakayama, o meu filho Marcelo Kenzo Naya Takahasi também conheceu Wakayama em 2014.

Fui estudar na Universidade de Wakayama, especializando-me no depar­tamento Buco Maxilo Facial, sob a orientação do Professor Nobuo Mo­rita do Wakayama Medical College. Foi a realização do meu sonho e dos meus pais, que deixaram o Japão em 1953. E, claro, do meu fi­lho, que conheceu a terra natal dos avós e de seus parentes.

Costumo dizer que não po­demos escolher onde nascer. Assim, meus pais Saburo Naya e Toshiko (Fuke) Naya chegaram na primeira leva de imigrantes pós-guerra em 1953, fundando a Colônia Matsubara, onde nasci.

Estudei Odontologia no Brasil e me especializei no Japão, onde tive oportunidade de conhecer equipa­mentos de ponta. Encantei-me com a utilização de laser de baixa potência na área Buco Oro Facial. E tive ainda a inesquecível convivência com os demais estagiários: a argentina “Tika” Maria Isabel Higashi, o para­guaio Tomio Otani, e os brasileiros Neusa Kiyoko Soetani, Massaaki Ozaki e Flavio Takeda.

Hoje sou aposentada pela Secre­taria da Saúde do Estado de São Pau­lo, mas atuo como estagiária/voluntária na Universidade de São Paulo (USP) no Laboratório Especial de Laser em Odontologia, atendendo pacientes oncológicos para prevenção e trata­mento de mucosite.

Agradeço de coração os meus ir­mãos e cunhados e as famílias Hiroi, Fuke, Hayashi, e as famílias dos srs. Toshinobu Katayama e Thia­go Sakuda, que me apoiaram com sá­bias palavras e são âncora da minha existência.

E mais, em 16 de dezembro de 2016 a presença do sr. Kandi Nasu em São Paulo, que foi responsável por nós no Japão, fez acontecer um encontro dos estagiários que há anos não nos encontrávamos, e acho que foi um incentivo para que mais jovens atuem no Wakayama Kenjinkai do Brasil.