Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil

Para celebrar a vida e a obra de Yukio Mishima, a Fundação Japão, com colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo, promove, no dia 22 de agosto, às 19h, a palestra “Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil”. O evento terá à frente a Profa. Dra. Makiko Kitani, que é especialista em literatura moderna japonesa.

A professora doutora do Center for Japanese Language and Culture, da Universidade Doshisha, no Japão, tem como foco de sua pesquisa Yukio Mishima e o teatro, com várias publicações sobre o assunto.

Na palestra, fará uma análise da relação entre a obra de Yukio Mishima e o teatro Kabuki, que é o mais popular teatro tradicional japonês. Originário no século XVII, é hoje difundido e apreciado em todo o mundo. Exuberante, com palco e elenco grandiosos, utiliza de maquiagens bem elaboradas e efeitos especiais, como alçapões ou cabos elevados para os artistas “voarem”.

A professora também falará sobre a influência da Era Meiji, que representa a primeira época do Império no Japão, ocorrida entre os anos de 1868 e 1912. Este ano, comemoramos, portanto, os 150 anos do início da Era Meiji. A Era foi abordada por Mishima na peça “Palacete das Festas”, mostrando a ocidentalização no Japão nesse período. No marco de 100 anos da Era Meiji, Mishima escreveu, a pedido do governo japonês, a peça de balé “Miranda”, retratando a relação do Japão com o exterior.

A palestra “Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil” faz parte da programação que contém mostra de cinema, rodas de leitura e performance – um verdadeiro tributo a Mishima e uma oportunidade única para o público brasileiro descobri-lo ou revisitá-lo.

Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil
JAPAN HOUSE São Paulo
 – Avenida Paulista, 52 (Sala de seminário)
Dia 22 de agosto de 2018
Horário: 
19h
As senhas devem ser retiradas 1h antes do evento na recepção