Outorga de Comenda “Kasato Maru”

No dia 24 de agosto ocorreu no Bunkyô a cerimônia de outorga de Comenda “Kasato Maru” a 110 personalidades da comunidade Nikkei que prestaram relevantes serviços em prol do desenvolvimento do Brasil e particularmente da comunidade Nikkei . Esse evento foi inspirado nos 110 anos da imigração japonesa no Brasil que acontece neste ano de 2018.

Wakayama Kenjinkai do Brasil fez indicação de dois membros de sua comunidade e, em consequência de uma ficha de bons serviços prestados, não foi difícil ser selecionado para receber a referida láurea.

Uma comenda coube à Sra. Fumiko Nishio, natural de Higashimuro, Wakayama e residente em Piedade. Gozando de plena saúde, com 84 anos de idade, ela ainda se dedica ao plantio de caqui da espécie “Fuyu” e, também, à pesquisa de parasitas nematoides em caqui e outras frutas. Possui uma publicação baseada em suas pesquisas.

A outra comenda coube à Agro Comercial Hiragami Lda., do Sr. Fumio Hiragami, natural de Tanabe, Wakayama e residente em São Joaquim, Santa Catarina. Desde que a antiga Cooperativa Agrícola de Cotia implantou no município de São Joaquim, na serra Catarinense, o plantio de maçãs do tipo Fuji, Fumio Hiragami foi com a sua esposa para se dedicar a essa atividade. Hoje é um dos maiores fazendeiros de cultivos de maçãs Fuji do mundo, graças à sua paciência e persistência nesse ramo, enfrentando inúmeras dificuldades, sobretudo no início.

Parabéns aos dois bravos imigrantes de Wakayama!

Sra. Fumiko Nishio recebe das mãos do Vice-Presidente do Bunkyo Roberto Nishio. 西尾章子さん文協副会長の西尾ロベルト氏から表彰状を受ける。

 

Fumio Hiragami recebe o Diploma do Sr. Yoshiharu Kikuchi, presidente da Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

平上文雄氏、ブラジル日本移民110周年祭実行委員長の菊池義治から表彰状を受ける。