O que significou participar do primeiro Wakayama Kenjinkai Sekai Taikai

por Ana Takenaka
Se eu pudesse resumir, em uma palavra, a experiência de participar do primeiro encontro mundial dos descendentes de Wakayama espalhados pelo mundo, seria fácil. Porém, esta palavra teria que ser “indescritível”. Como explicar o que é extremamente fora do comum? Como descrever algo que não corresponde à expressão da realidade de tão maravilhoso? Quase chego à conclusão de que isso decorre do fato de que é preciso sentir e ao invés de falar.
Então, tenho me deparado com a dificuldade de colocar em palavras o que essa viagem representou para mim e, com certeza, para muitos descendentes de Wakayama que tiveram a bênção de participar deste momento histórico.
Tomo a tarefa solicitada por nosso presidente Sr. Taniguti, da mesma maneira que aceitei seu convite para participar do Wakayama Kenjinkai do Brasil. Representando a família Takenaka, respondo a este chamado da alma com eterna gratidão e, se possível, com a mesma humildade de meus antecedentes.
Estar na terra dos nossos antepassados, sermos recepcionados calorosamente em todos os lugares em que estivemos, compartilhar de momentos emocionantes e intensos, estreitar laços com outros descendentes, relembrando ou descobrindo histórias que fazem parte de quem somos, foi realmente uma oportunidade única e extraordinária. Imaginava que seria uma viagem muito agradável, mas não poderia imaginar a dimensão que essa experiência teria em minha vida.
Voltei do Wakayama Kenjinkai Sekai Taikai ainda mais conectada com meus antepassados, seguindo o caminho certo de trazer para minhas filhas a perpetuação desses vínculos e com a confirmação de estar cumprindo meu dever em divulgar as belezas e riquezas de nossa província de origem. Temos todos Wakayama no coração e na alma, onde quer que estejamos!
Gostaria de agradecer a todos que fizeram deste sonho, uma realidade e algum dia estarei novamente em Wakayama, com muita alegria.

和歌山県人会世界大会と私の感想
竹中アンナ
和歌山県人会世界大会に参加した体験を一つの言葉で表すのは簡単である。しかし、その言葉は「語られない」と言えよう。桁外れの異常をなんと説明すればよいのでしょうか。素晴らしい現状の表しをどうやって語られるでしょうか。言葉で表すより心で感じたほうが相応しいと言っても越したことではない。
ですから、この旅は私にとって、そしてもちろん、この歴史的な瞬間に参加する祝福を受けた多くの和歌山の子孫にとって、何を意味するのかを言葉に替えるのは難しいと感じた。
谷口会長からブラジル和歌山県人会に入会する招待を受け、同じく世界大会に参加の招待も承りました。竹中家を代表して、私はこの魂の呼びかけに永遠の感謝を表し、できれば私の先祖と同じ謙虚さで応じます。私たちの祖先の故郷にいることと、私たちが行ったすべての場所で温かく歓迎され、刺激的で激しい瞬間を共有し、他の子孫と絆を深め、私たちにこもる物語を思い出したり発見したりすることは、本当にユニークで特別な機会でした。とても楽しい旅行になると思っていましたが、この経験が私の人生にどれほどの衝撃をもたらしたか想像できません。和歌山県人会世界大会から戻り、先祖とのつながりをさらに深め、娘たちにこれからの絆を永続させるため正しい道をたどり、母国の美さと富を広める義務を果たすことを誓います。皆、私らはどこにいても和歌山の心と魂が宿っています !
この夢を現実にしたすべての人に感謝したいと思います。いつかまた大喜びで和歌山に戻りたいと思っています。