1978 – Nelson Uetsubo

O primeiro grupo de kenshuseis de Wakayama

Em 1978, desembarquei no Japão, na provincia de Wakayama ken, na cidade de Wakayama, ao som do hit Dancing Queen da banda ABBA.
Na época, a viagem entre Brasil e Japão demorava 32 horas. Voando pela extinta Varig, saímos de Congonhas e fizemos escalas no Rio de Janeiro, Lima, Los Angeles e Ancorage.
Chegamos exaustos em Wakayama shi e seguimos direto para um hotel 5 estrelas onde havia um banquete à nossa espera.
Talvez por sermos os primeiros estagiários da província de Wakayama fomos entrevistados por vários veículos e nos tornamos notícia nos jornais, tvs e rádios da cidade.
Estava com vinte anos de idade, seguramente foi um dos momentos mais marcantes da minha vida.
Noritsu Koki, Kentyo, Burakurityo, grandes amigos…lembranças inesquecíveis.
Foi um grande privilégio ter feito parte deste primeiro grupo de kenshuseis de Wakayama. Devo muito a todos que me proporcionaram o estágio na Noritsu, sobretudo às pessoas do Wakayama kenjinkai. Meu muito obrigado para sempre.

Grupo dos primeiros kenshuseis em frente à antiga sede da Noritsu Koki em Miyamae – Wakayama 宮前駅。Da direita para a esquerda: Kanishi Nishimoto (presidente falecido da Noritsu), Sergio Kokumai, Nelson Uetsubo, Toshiko Akai, Cecilia Ida e Silvio Maeda.

Undokai da Noritsu de 1978. De óculos escuros: Nelson Uetsubo; Em pé à direita: Silvio Maeda; ao centro: Shiro Kazuta (funcionário da Noritsu); à esquerda: Sergio Kokumai.

Nelson Uetsubo – Kenshusei de 1978