Maior Mostruário de Culinária Japonesa do Mundo

O “Festival do Japão” de 2018 contou com diversas atrações e, especialmente, da tentativa de quebrar um dos recordes do Guinness Book, o de “Maior Mostruário de Culinária Japonesa do Mundo”.

Para valorizar o julgamento, a Comissão Organizadora do Festival, comandada por Toshio Ichikawa, decidiu pedir ao Guinness que a avaliação também fosse realizada por membros japoneses do grupo, pois os auditores que estiveram no Festival não tinham o conhecimento total sobre a culinária japonesa.

“Não seria justo. Não adianta ter o título na parede e não ter o devido valor. Pedimos pela avaliação dos japoneses e espero ter uma resposta ainda esta semana”, disse ele, mostrando expectativa. “Apresentamos cerca de 600 pratos. Estamos confiantes, mas temos que esperar para ver se atingimos o resultado.”

A princesa Mako foi à sala onde os pratos foram dispostos em quatro andares de uma grande bancada. Segundo Ichikawa, ela elogiou a tentativa. “Ela só falou palavras carinhosas, elogiou o empenho e desejou sorte”, contou.

Os pratos que também tiveram avaliação de um grupo de chefs, como Jun Sakamoto e Telma Shiraishi, não foram vistos pelo público, que este ano certamente superou as outras edições.

Não foi desta vez que o recorde foi batido. Pelas regras do Guinness, aproximadamente 100 pratos foram desclassificados, desta forma, os que foram validados pelos auditores somaram uma quantidade aquém da necessária para atingir a meta.

Contudo, o saldo desta jornada foi muito positivo. Todas as associações se uniram em torno do objetivo e mostraram que o poder da cooperação e união são capazes de grandes feitos.

Fonte: Sao Paulo Shimbum